• Coach de Líderes ou Líder Coach?

      Qualificações diferentes para soluções diferentes. Qual é a melhor?

      Por Edson Sá

      Há algum tempo que a figura do Coach deixou de ser exclusiva ao desenvolvimento esportivo e invadiu as empresas e organizações ao redor do mundo. Também no Brasil, empresários e gestores descobriram o impacto altamente positivo que os processos de Coaching causam nos resultados individuais e coletivos dos seus colaboradores, e, por consequência, da empresa como um todo.

      Especialmente neste ambiente de negócios, o Coaching vem sendo utilizado para o desenvolvimento de líderes organizacionais nos mais diversos níveis hierárquicos. Para quem já utiliza e provou dos benefícios de um processo de Coaching, provavelmente está familiarizado com as terminologias a este envolvidas. Já para quem está tendo um primeiro contato ou não está ainda tão íntimo das definições, uma das dúvidas que surge é:

      “Coach de Líderes e Líder Coach são a mesma coisa?”

      Minha resposta é: Não. É muito importante que se entenda a diferença entre essas terminologias até para que se possa utilizar a melhor solução para cada empresa.

      Coach de Líderes é o profissional que utiliza recursos e ferramentas para o desenvolvimento dos líderes de uma organização, focado em metas individuais e organizacionais que se complementam na busca de resultados para todos. Para isto, o Coach deve ser uma pessoa preparada para condução das atividades, preparação esta que é adquirida em formações específicas e aprofundadas em escolas ou universidades que reconhecidamente ofereçam formações estruturadas e baseadas em modelos validados e teorias comprovadas.

      O Líder Coach é a pessoa que atua no papel de líder, formal ou informal, dentro de uma organização e que, por conhecer os mecanismos de busca de resultados através do Coaching, utiliza métodos e até ferramentas para que seus liderados e ele mesmo alcancem resultados individuais e organizacionais. Neste caso, o Líder Coach pode passar por uma formação em Coaching de menos intensidade, suficiente apenas para que adquira as bases conceituais e práticas de ações que vão contribuir com o desenvolvimento da equipe.

      É muito importante que ao se contratar um Coach de Líderes para o desenvolvimento dos colaboradores, uma empresa verifique atentamente a formação e experiência do profissional que vai conduzir o processo. Ainda que isso, por si só, não seja uma garantia de sucesso, visto que o Coaching demanda o comprometimento de todas as partes, minimiza a chance de que pessoas que se prepararam apenas para o papel de Lider Coach, ou seja, para uma condução menos aprofundada à busca de resultados, não atendam as demandas da empresa e levem os gestores a desacreditarem de um processo reconhecidamente eficiente.

      Em contrapartida, cabe às empresas investirem continuamente no desenvolvimento de suas lideranças, levando-os a se tornarem verdadeiros Líderes Coaches. Dessa forma, terão dentro de seus quadros profissionais que, mais do que darem ordens, conduzem suas equipes ao alcance de metas de forma sustentável.

      De uma forma ou de outra, o Coaching já mostrou o quão efetivo é para os resultados positivos das organizações, contribuindo com o desenvolvimento das pessoas em quaisquer níveis, individual ou coletivamente, e que ainda tem muito a oferecer às organizações brasileiras, desde que estas, através de seus gestores, entendam a enorme importância de se investir maciça e continuamente no desenvolvimento de seus colaboradores.


Fale ConoscoAssunto: Coach de Líderes ou Líder Coach?

Coach de Líderes ou Líder Coach?
  • CresceCoaching e Consultoria Empresarial

    • (82) 98876-3283 Edson WhatsApp
    • (82) 99610-5970 Roberta
    • contato@suaempresacresce.com.br
    • Av. Dr. Antonio Gomes de Barros, 929 - Jatiúca
    • Maceió/AL


Cresce - Maceió/AL
Desenvolvido por 3tags © 2018 - Plataforma iSites.ws
X
Precisa de ajuda?