• A essência de um Líder

      O que faz uma pessoa como eu ou você ser considerada um grande líder?

      Por Equipe No Dia a Dia

      Um dos principais indicadores do instinto de liderança é a competência para encontrar soluções em momentos críticos e aprender com os eventos que não saíram da forma planejada. Com o passar do tempo, o conceito de liderança expandiu e abriu caminho para a identificação de novos e mais modernos estilos de liderança. Peter Economy, autor e editor americano, desenvolveu uma lista de nove qualidades essenciais para um grande líder. De acordo com ele, a aplicação dessas nove qualidades garante resultados únicos. São elas:

      Consciência: um bom líder deve ter consciência das diferentes posições ocupadas pelos membros de seu grupo e, apesar de reconhecer seu status como superior e reforçar sua separação dos outros, nunca deve agir como se sua posição o tornasse melhor do que alguém.

      Determinação: todos os líderes devem tomar decisões difíceis de tempos em tempos. Um bom líder não hesita em tais situações, mas comunica sua decisão de forma confiante, ainda que não agrade a todos.

      Empatia: líderes excepcionais elogiam em público e lidam com problemas em particular. Em vez de culpar indivíduos por problemas, um líder deve focar a resolução conjunta deles e sempre visar o crescimento e a evolução do grupo como um todo.

      Responsabilização: líderes excepcionais devem se responsabilizar pelo desempenho de todos, inclusive deles mesmos.

      Confiança: os melhores líderes não apenas são confiantes como também inspiram confiança. Membros de um grupo aspiram à aprovação de seu líder, mas bons líderes possuem a capacidade de criar um grupo independente e confiante.

      Otimismo: os melhores líderes são uma fonte de energia positiva, têm a capacidade de inspirar e reafirmar e sempre têm respostas.

      Honestidade: líderes fortes tratam outros como desejam ser tratados. Eles são éticos e acreditam em integridade e honestidade.

      Foco: bons líderes planejam com antecedência e são organizados. Eles analisam todas as possibilidades possíveis e tomam decisões inteligentes baseadas em conhecimento.

      Inspiração: todas as características anteriores constroem um líder inspirador, que se comunica claramente e motiva todos a darem seu melhor.

      Um bom líder deve ter determinação, competência para encontrar soluções em momentos críticos e aprender com os eventos que não saíram da forma planejada. É aquele que consegue colocar fatores positivos e negativos em perspectiva, buscando a melhor saída para todos os envolvidos em uma tarefa ou uma negociação. E claro, um bom líder deve servir como fonte de inspiração para seus colegas de trabalho.

      Reconhecer o estilo de liderança dominante em sua personalidade é o primeiro passo para que se transforme em um grande líder. Desenvolver as características já presentes é tão importante quanto adquirir novas, o que é possível pela familiarização com outros estilos de liderança. Saber aplicar os diferentes tipos de liderança conforme a situação é uma habilidade extremamente útil, que ajudará você a moldar seu estilo próprio e a se tornar o melhor líder possível.


Fale ConoscoAssunto: A essência de um Líder

A essência de um Líder
  • CresceCoaching e Consultoria Empresarial

    • (82) 98876-3283 Edson WhatsApp
    • (82) 99610-5970 Roberta
    • contato@suaempresacresce.com.br
    • Av. Dr. Antonio Gomes de Barros, 929 - Jatiúca
    • Maceió/AL


Cresce - Maceió/AL
Desenvolvido por 3tags © 2018 - Plataforma iSites.ws
X
Precisa de ajuda?