• Você tem limpado a sua casa?

      Por Edson Sá

      Estranhou a pergunta? Então vou reformula-la: quantas vezes por semana você limpa a sua casa? Varre, passa um pano úmido nos móveis, no chão, lava o banheiro etc.? E você que tem uma empresa, quantas vezes por dia ela é limpa? Quantos funcionários você tem dedicados especialmente a manterem a sua empresa limpa e organizada? Já imaginou se, aos poucos, todo esse trabalho em prol de manter sua casa ou sua empresa limpas e organizadas fosse diminuindo até quase cessar? Com certeza você não ficaria muito feliz com o resultado de ver os locais em que você vive sujos e desorganizados...

      Em 2016, igrejas cristãs do Brasil (e do mundo), através de seus representantes, propuseram a toda a comunidade pensar sobre como cuidamos de “nossa casa comum”, ou seja, do nosso planeta. Debates e reflexões sobre descarte de lixo, reciclagem, saneamento básico, uso consciente da água e de outros recursos naturais etc., tudo sob uma ótica do desenvolvimento sustentável, inclusive e especialmente tratando a atuação governamental nestes assuntos.

      Voltando a nossa casa – individual –, sejam as residências ou as empresas, o questionamento agora é “ok, minha casa/empresa está limpa e organizada, mas e o que eu estou retirando dela (lixo), o que devo fazer com isto? ”, e também um outro tão importante quanto é “como estou utilizando os recursos naturais e os destes provenientes no meu dia a dia? “.

      Por mais incrível que pareça, ainda existem pessoas (entre estas empresários e gestores de empresas) que acreditam realmente que o importante é apenas minha casa/empresa estar limpa para receber bem meus convidados/clientes. Tais pessoas ainda não se atentaram o quão importante é pensar na “nossa casa”, ou seja, na nossa comunidade, nosso bairro, cidade, país, planeta.

      Alardeado aos quatro cantos do mundo, mas nunca é demais repetir, temos apenas um planeta, uma casa, com recursos finitos, e que, segundo estudos, se continuarmos utilizando-os neste ritmo de consumo, em alguns anos não os teremos mais. Populações inteiras já não dispõe de água potável, por exemplo. Milhões de brasileiros estão expostos a vários tipos de doenças pelo contato direto com esgoto e lixo. O que isso quer dizer? “Nossa casa” está suja, e estamos fazendo ainda muito pouco para limpa-la.

      Então aqui vai o puxão de orelha...

      Se você ainda não faz, comece a contribuir com a limpeza da “nossa casa” e não apenas da sua; um bom começo é separando o material reciclável do lixo comum, ou incentivando as pessoas que convivem com você a utilizarem conscientemente os recursos de que dispõe.

      Se você já faz, parabéns, e faça mais. Pense como você pode contribuir mais com a sua comunidade, ou insira as ações de conservação ambiental no planejamento estratégico da sua empresa.

      Se quisermos ainda desfrutar desta nossa Terra maravilhosa, e assim eu espero que seja porque pretendo ainda passar muitos anos por aqui, precisamos agir agora. Temos que assumir definitivamente nossas responsabilidades pessoais e coletivas pela conservação da “nossa casa”.

      Precisa de mais informações sobre:
      Você tem limpado a sua casa?

      Fale Conosco

      Gostei, quero compartilhar com meus amigos!

Fale ConoscoAssunto: Você tem limpado a sua casa?

Você tem limpado a sua casa?
  • CresceCoaching e Consultoria Empresarial

    • (82) 98876-3283 Edson WhatsApp
    • (82) 99610-5970 Roberta
    • contato@suaempresacresce.com.br
    • Av. Dr. Antonio Gomes de Barros, 929 - Jatiúca
    • Maceió/AL


Cresce - Maceió/AL
Desenvolvido por 3tags © 2018 - Plataforma iSites.ws
X
Precisa de ajuda?
--->