• Aprender em ambientes virtuais em tempo de muitas inovações

      Por Roberta Bottoni

      Inovação é fazer diferente algo que já existe, logo incomoda, faz refletir, gera conflitos e muitas dúvidas.

      Inovação tecnológica aplicada à educação potencializa estes pontos já que interfere diretamente nos indivíduos que estão em processo de aprendizagem e que estão envolvidos na construção e compartilhamento de conhecimento. Mesmo que esses indivíduos deveriam estar pré dispostos à novidades, vemos pessoas altamente conectadas em suas atividades de lazer e muito reativas e críticas em utilizar as inovações tecnológicas em processos de aprendizagem.

      Na prática, vemos pessoas querendo aprender algo novo utilizando os mesmos meios e conceitos de muitos anos atrás. Mas aprender nos tempos de hoje requer a mesma agilidade e adaptabilidade que as tecnologias e os meios de comunicação imprimem ao nosso cotidiano.

      Desta forma, mais do que utilizar as novas tecnologias, o indivíduo deve aprender a assimilar as informações e por consequência, estar aberto a aprender de forma também veloz e altamente mutável. O fato de estar em processo de aprendizagem formal em ambiente virtual deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento através do uso de novas ferramentas e a interação social de forma dinâmica, forçando a troca, o compartilhamento como forma de aprendizagem. Afinal, mesmo que cada um esteja em casa, em frente ao seu computador, deve entender que está (ao mesmo tempo) acompanhado de centenas, talvez milhares, de pessoas com objetivos similares, ampliando a experiência de aprendizagem para além de uma sala de aula e suas carteiras ocupadas por pessoas que estão presencialmente nos mesmo lugar, mas que muitas vezes não estão focadas no mesmo objetivo.

      Estar conectado para aprender é tão amplo e rico que se torna quase que uma realidade a dispersão e a falta de foco, afinal o professor não está ao lado para chamar a atenção e realinhar a conduta. Assim o alerta máximo para a aprendizagem atual é que a autoresponsabilidade sobre o resultado independente dos meios tecnológicos utilizados, mas estes devem ser utilizados ao máximo para extrair o melhor e mais adequado resultado de aprendizagem para cada um.

      Que a reclamação da professora, agora direcionada ao ambiente online e às novas tecnologias aplicadas à educação, transformem-se em reflexão e a adequação ao novo mundo em que vivemos.

      Artigo publicado no site Portal Educação

      Precisa de mais informações sobre:
      Aprender em ambientes virtuais em tempo de muitas inovações

      Fale Conosco

      Gostei, quero compartilhar com meus amigos!

Fale ConoscoAssunto: Aprender em ambientes virtuais em tempo de muitas inovações

Aprender em ambientes virtuais em tempo de muitas inovações
  • CresceCoaching e Consultoria Empresarial

    • (82) 98876-3283 Edson WhatsApp
    • (82) 99610-5970 Roberta
    • contato@suaempresacresce.com.br
    • Av. Dr. Antonio Gomes de Barros, 929 - Jatiúca
    • Maceió/AL


Cresce - Maceió/AL
Desenvolvido por 3tags © 2018 - Plataforma iSites.ws
X
Precisa de ajuda?
--->