• Como está a saúde do seu colaborador?

      Por Edson Sá

      Números da Previdência Social do Brasil mostram que em 2013 houve um aumento de 5% no número de trabalhadores acidentados durante os trajetos casa/trabalho ou trabalho/casa. Em contrapartida, houve uma redução de 2,2% do número de acidentados no próprio ambiente de trabalho. Se você é empresário ou gestor, e está lendo estes números, deve pensar “eu estou fazendo minha parte, pois os números de acidentes diminuíram dentro das empresas; a culpa agora é do poder público ou das pessoas que não sabem trafegar”. Será mesmo que o cenário é este? Será que você está totalmente exímio de culpa?

      Muito provavelmente, e até por exigência legal, sua empresa deve ter o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), três documentos voltados justamente à promoção da saúde do trabalhador. Fica aqui a dica: se sua empresa ainda não tem esses documentos, providencie; ela pode ser, no mínimo, multada por isso. O problema é que muitos que tem esses documentos nem ao menos sabem qual a sua utilidade.

      Nenhuma empresa está preparada para o afastamento intempestivo de um de seus colaboradores. E isso ocorre, justamente, quando tal colaborador se acidenta. Mais até do que ter documentos que normatizem condutas de segurança, é preciso que gestores promovam a segurança dentro e fora do ambiente de trabalho. Essa promoção vai além de oferecer equipamentos de proteção individual (EPIs); passa pela conscientização de todos quanto à importância de atitudes seguras.

      Instituições alagoanas voltadas à promoção da saúde do trabalhador podem ajudar gestores nessas atividades. Pode-se aqui citar o SESI e o CEREST, referências nesses trabalhos. No entanto, tudo parte da iniciativa do gestor em querer que seus colaboradores tenham saúde e bem estar dentro e fora do ambiente de trabalho. Não espere acontecer para tomar atitudes. Perde-se muito mais com a ausência de um colaborador do que com a promoção da sua saúde.

      Precisa de mais informações sobre:
      Como está a saúde do seu colaborador?

      Fale Conosco

      Gostei, quero compartilhar com meus amigos!

Fale ConoscoAssunto: Como está a saúde do seu colaborador?

Como está a saúde do seu colaborador?
  • CresceCoaching e Consultoria Empresarial

    • (82) 98876-3283 Edson WhatsApp
    • (82) 99610-5970 Roberta
    • contato@suaempresacresce.com.br
    • Av. Dr. Antonio Gomes de Barros, 929 - Jatiúca
    • Maceió/AL


Cresce - Maceió/AL
Desenvolvido por 3tags © 2018 - Plataforma iSites.ws
X
Precisa de ajuda?
--->